PT   EN









Apoios

 


GT1 GT2 GT3 GT4 GT5 GT6 GT7 GT8 GT9 GT10 GT11

GT7.
Inventariação, recolha e informação sobre betões

Coordenação Eng.º Manuel Vieira

Introdução Cimento
Pré-Industrial
Cimento Industrial O betão
em Portugal
Betões a caracterizar Métodos de
ensaio para betões

Métodos de ensaio para betões

A caracterização de betões envolve uma grande panóplia de ensaios, incluindo ensaios químicos, mineralógicos, microestruturais, físicos e mecânicos (Figura 6). Esta caracterização é de grande importância, quer para o conhecimento do seu estado de conservação e diagnóstico de eventuais anomalias, quer para a formulação e seleção de materiais compatíveis para a sua reparação.


 
Figura 6 – Ensaios físicos e químicos; Imagens dos laboratórios do LNEC

Acresce ainda a importância, para várias áreas do conhecimento e da investigação, de um estudo aprofundado da composição e das suas variações em diversas épocas históricas e regiões.
Esses estudos devem ser realizados in situ e com métodos o menos destrutível possível, mitigando assim a intrusão, e até o dano, provocado pela extração de amostras. Porém, dadas as limitações desses métodos é necessário, em geral, complementar esses estudos com a recolha de amostras para a realização de ensaios laboratoriais seguindo, quando possível, métodos normalizados. Na ausência de métodos normalizados poderão aplicar-se métodos de ensaio a desenvolver ou adaptar, definindo-se detalhadamente os procedimentos a estabelecer. Estes novos métodos de ensaio deverão ser avaliados através de campanhas de ensaios comparativos.