PT   EN







Apoios

 


GT1 GT2 GT3 GT4 GT5 GT6 GT7 GT8 GT9 GT10 GT11

GT5.
Inventariação, recolha e informação sobre materiais cerâmicos

Coordenação Profª Dra. Ana Velosa

Introdução Produção Cerâmica em Portugal Cerâmicos em estudo Métodos de ensaio
aplicados

Os materiais cerâmicos tradicionais são muito utilizados para diversos fins, quer na construção civil, quer a nível decorativo e/ou utilitário, apresentando uma grande evolução ao longo dos tempos, sendo este dado importante tanto para o registo histórico como para as intervenções de reabilitação. A produção de cerâmica é condicionada pelas matérias-primas existentes em cada local, evidenciando a variação da tipologia produtiva, uma vez que cada local possui as suas características geológicas e diferenciação nas matérias-primas. A sua produção tem evoluído a nível de técnicas e métodos, podendo estes materiais desempenhar funções diversas e importantes no edificado: estruturais, de pavimento, de cobertura, de revestimento, estéticas e decorativas, caracterizando muito do património edificado.

Na tentativa de colmatar a escassez na informação existente, este GT pretende estudar materiais cerâmicos de interesse histórico e patrimonial através da sua localização, caracterização e análise.

Na conservação e reabilitação do património é de extrema importância o conhecimento aprofundado destes materiais, quer a nível da sua composição, quer no âmbito das suas características físicas, mineralógicas, químicas e mecânicas, pois permitem reconhecer técnicas e metodologias adotadas aquando da sua aplicação. Trata-se de conhecimento fundamental para delinear uma estratégia de conservação e, eventualmente, de reparação e consolidação, e para definir soluções de reparação e proteção compatíveis e adequadas [Moutinho et al., 2019].

A constituição desta BD culminará na sistematização e disponibilização dos resultados obtidos através da observação e caracterização disponíveis de materiais cerâmicos de referência, de vários edifícios e épocas.

  

Telhas cerâmicas

Paredes de alvenaria de tijolo

  

Pão de Açúcar de Aveiro. Formas e paredes.