PT EN | Projeto | Grupos de trabalho | Equipa | Eventos | Publicações | Links | Contactos | Arquivo de amostras | Base de Dados |
GT1 | GT2 | GT3 | GT4 | GT5 | GT6 | GT7 | GT8 | GT9 | GT10 | GT11 |
GT7.
Coordenação Eng.º Manuel Vieira |
|||||
Introdução | Cimento Pré-Industrial |
Cimento Industrial | O betão em Portugal |
Betões a caracterizar | Métodos de ensaio para betões |
Cimento Industrial Ainda que se tenha descoberto um ligante com capacidade de endurecer rapidamente em contacto com a água – o cimento hidráulico Portland – só com o advento do betão armado é que a utilização do betão revolucionou a indústria da construção. Como as rochas naturais, o betão tem uma boa resistência à compressão, mas é débil quando sujeito à tração. Assim, o emprego de armaduras – varões de aço – conferem ao conjunto betão armado resistência tanto à compressão como à tração. É atribuída ao francês Jean-Louis Lambot, em 1848, a execução de um barco com esta tecnologia (Figura 2), considerando-se como a mais antiga estrutura em betão armado [Ferreira, C. A. – Betão – A idade da Descoberta, Passado Presente, Lisboa, 1989 e Betão Aparente, Edição do Autor, 1967]. Figura 2 – Primeira estrutura em betão armado [Ferreira, 1967]
|