PT   EN









Apoios

 


GT1 GT2 GT3 GT4 GT5 GT6 GT7 GT8 GT9 GT10 GT11

GT5.
Inventariação, recolha e informação sobre materiais cerâmicos

Coordenação Profª Dra. Ana Velosa

Introdução Produção Cerâmica em Portugal Cerâmicos em estudo Métodos de ensaio
aplicados

A caracterização mineralógica, química e mecânica dos materiais cerâmicos é de extrema importância uma vez que permite determinar as matérias-primas locais e o seu processo de produção, permitindo um estudo aprofundado da composição, alteração e utilidade em diferentes tempos e regiões.
Este estudo implicou a recolha de amostras de interesse, minimizando a intrusão e destruição na extração de amostras.
Os métodos de ensaio realizados foram em contexto laboratorial, segundo normas aplicáveis e realizados, de acordo com as características físicas de cada amostra.
Os ensaios realizados (sempre que possível) foram de Peneiração por Via Húmida, Difração de Raios X (DRX), Fluorescência de Raios X (FRX), Microscopia Eletrónica de Varrimento com Microanálise de Raios X (SEM/EDS), Análise Termogravimétrica (ATG), Espectrometria no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e Resistência Mecânica à Compressão (RC).

A campanha de ensaios decorreu na sua maioria na Universidade de Aveiro, respetivamente no Departamento de Engenharia Civil, no Departamento de Geociências, no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica e no Departamento de Química.

   

Preparação de amostras para o ensaio de DRX e FRX


Tratamento de superfície de amostras de tijolo cerâmico