A valorização dos materiais de construção com interesse histórico é uma necessidade premente no campo da conservação do património arquitetónico e arqueológico. É reconhecido que as intervenções de manutenção e reabilitação devem contribuir para a sua salvaguarda e conservação, mas também para o incrementar do conhecimento técnico-científico como um princípio fundamental de valorização da nossa herança cultural, abrindo caminhos mais acertados de desenvolvimento de boas práticas e ações consequentes para usufruto e apreciação futuras. Paralelamente, a recolha, registo e disseminação do conhecimento adquirido acerca dos materiais de construção contribui para impulsionar o campo da conservação do património e, transversalmente, sensibilizar e expandir a consciência patrimonial de técnicos, especialistas, decisores e da sociedade em geral.
O tema deste Seminário visa proporcionar informação sobre o conhecimento técnico, metodológico e prático adquirido no âmbito da temática dos materiais de construção com interesse histórico e patrimonial. Dando continuidade às preocupações e resultados do Projeto FCT DB-HERITAGE (Base de dados de materiais de construção com interesse histórico e patrimonial - http://db-heritage.lnec.pt/), coordenado pelo LNEC e com a parceria da Universidade de Aveiro, Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa, o Seminário reúne a prática e o conhecimento de especialistas integrantes deste Projeto, em conjunto com a experiência de intervenção e gestão de técnicos da DGPC.
O DB-HERITAGE propõe a criação de repositórios físico e digital de materiais históricos, contemplando o desenvolvimento de uma Base de Dados de acesso livre ao registo sistematizado dos dados relativos à história, propriedades e desempenho dos materiais de construção. Esta ferramenta digital permite relacionar as caraterísticas dos materiais com o seu estado de conservação, gerando informação relevante para a elaboração de recomendações relativas ao plano de intervenção, aos materiais e técnicas a aplicar em intervenções de conservação e restauro, com particular incidência no património cultural arquitetónico e arqueológico. O Projeto englobou diferentes grupos de trabalho dedicados a materiais específicos (pedra, terra, argamassas e revestimentos, cerâmicos, metais, betão, madeira e pintura), incluindo também os saberes-técnicos tradicionais.
Com este Seminário, para além de se demonstrar as funcionalidades da Base de Dados DB-HERITAGE, as quais poderão ser de grande valia na programação de futuras intervenções de conservação e restauro, pretende-se contribuir para gerar reflexões e novos interesses sobre a diversidade de questões e problemáticas atuais que envolvem a preservação, salvaguarda, conservação e restauro do património arquitetónico e arqueológico, a partir do tema dos materiais de construção históricos. Visa-se apresentar e reconhecer ações que conseguiram contribuir para a preservação do património, identificando os desafios que se colocam para uma satisfatória conservação num horizonte de práticas que se desejam próximas do nosso presente.