PT   EN









Apoios

 


GT1 GT2 GT3 GT4 GT5 GT6 GT7 GT8 GT9 GT10 GT11

GT1.
Base de dados de materiais de construção
com interesse histórico, propriedades e desempenho

Coordenação Dr. António Santos Silva & Dra. Maria João Correia

Introdução Repositório de amostras de materiais Base de dados

Criação e gestão de arquivos

Os repositórios físicos das amostras de materiais foram criados objetivando a inventariação e a adequada preservação das amostras recolhidas pelos parceiros do projeto em cada um dos Grupos de Trabalho, GT2 a GT9, considerando as especificidades de cada tipo de material.
O GT1 previu ainda:

  • Doação de amostras por entidades externas ao DB-HERITAGE;
  • Requisição de amostras por terceiros para I&D&I;
  • Livre utilização da ferramenta desenvolvida para a gestão de diferentes repositórios de amostras de materiais por entidades associadas.

Indicações úteis à requisição e doação de amostras

A requisição por terceiros de amostras, e seus provetes, para estudos de I&D&I é possível, devendo para isso ser efetuado o seu pedido por e-mail (dbheritage@lnec.pt) com a indicação das amostras/provetes pretendidos e o objetivo do estudo. As amostras/provetes disponíveis podem ser consultados em http://dbheritage.lnec.pt/dbheritage/samplearchive.
A doação de amostras por entidades externas ao DB-HERITAGE é muito valorizada e é fundamental para o enriquecimento do arquivo. As amostras doadas ficarão arquivadas com a indicação do doador. Caso necessário poder-se-á estabelecer um protocolo para essa doação. Para facilitar e uniformizar o processo de amostragem elaboraram-se recomendações gerais que podem ser consultadas aqui .
É possível disponibilizar a ferramenta de gestão informática para criação de repositórios de amostras de materiais nas entidades que assim o desejarem. Para isso deverão solicitar o registo na base de dados DB-HERITAGE em link e proceder de acordo com as instruções.